sábado, 17 de abril de 2010

ENVELHECER


Envelheço, quando me fecho para as novas idéias:
e me torno radical.
Envelheço, quando o novo me assusta.
E minha mente insiste em não aceitar.
Envelheço, quando me torno impaciente, intransigente
e não consigo dialogar.
Envelheço, quando meu pensamento abandona sua casa.
E retorna sem nada a acrescentar.
Envelheço, quando muito me preocupo, e depois me culpo
por não ter tido tantos motivos para me preocupar.
Envelheço, quando penso demasiadamente em mim mesmo
e conseqüentemente me esqueço dos outros.
Envelheço, quando penso em ousar e já antevejo o preço
que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos
insistam em me contrariar.
Envelheço, quando tenho a chance de amar
e deixo o coração e se põe a pensar.
Será que vale a pena correr o risco de me dar?
Será que vai compensar?
Envelheço, quando permito que o cansaço e o desalento
tomem conta da minha alma e me ponha a lamentar.
Envelheço:
Enfim quando, paro de lutar.


Reinilson Câmara


endereço: internet

imagem: catedral.weblog.com.pt


18 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

E quantos envelhecidos há com idade jovem, que perdem o melhor da vida e ainda acham que é assim que se vive.
Como tudo é experiencia, vamos aguardar que a sabedoria Divina se manifeste.
Abraço Jorge
Um domingo de muita paz!

ValériaC disse...

Querido anjo amigo... amei o texto... o tempo passa e com ele temos que crescer...amadurecer e nos sentirmos felizes por isso...não devemos fazer com que o seu passar nos imponha limites...temos sim, que nos superar a cada dia...
Tenha um lindo domingo...
Beijos no seu coração...

Jorge disse...

Zizi, minha amiga,

envelhecer é questão íntima, né? Costumo dizer que há dois tipos de pessoas: aqueles que apenas vivem e aqueles que sabem viver.

Anjo, um beijo, de coração,
Jorge

Jorge disse...

ValériaC, Anjo amiga!

Se pudermos a cada momento nos perguntarmos o que estamos aprendendo com a situação, seria uma forma de reflexão pois tudo na vida é aprendizado, não é mesmo?

Anjo, um super beijo,
Jorge

Vida*** disse...

Renascer a cda dia!! Em flores e espinhos.Mas mesmo assim ter a coragem de:- Lutar...sobreviver.Agradecer a tdo e a tdos.O bem e o mal. Nós existimos!!Obrigada,por tdos os momentos de beleza e suavidade...que colocaste com delicadeza no âmago da minha alma. Com Amor e Persistência. Bons frutos ja podes saborear!! São poucos. Mas com gde valor nutritivo para as células rejuvenescerem ainda mais.Contamos nossa idade pelas experiências vividas.Portanto a minha é bem jóvem!!! Rsrs. Abços carinhosos. Excelente Domingo com muita Paz e Luz.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Vou demorar para envelhecer pois nunca paro de lutar!
Viver é uma luta diária um dia se ganha noutros se perde!!
gosto muito desse poema!!

J Araújo disse...

É isso aí seo Jorge, até para envelhecer tem que ter sabedoria.

Parabéns

abraço

ELEONORA disse...

Belo texto, ótima reflexão.
Pena que muitas pessoas pensem que o envelhecimento se dá no corpo físico...A juventude eterna, está realizada na alma, na alegria de viver. Quantos jovens "velhos" cruzam nosso caminho amargurados, posto que seus corações não tem espaço para o amor.

Anônimo disse...

Jorge, meu querido amigo do infinito
Que belo texto que escolheste.
Envelhecer é quando se deixa de sonhar e reinventar a vida.
O espírito se mantem jovem, desde que se permita que a luz invada o coração, e que se tenha a capacidade de doar e receber amor... tão simples assim.
Há sempre uma nova maneira de ver e sentir as coisas que nos rodeiam.

Jorge, estou me ausentanto em caráter transitório, mas estarei visitando os blogs.
Passarei por aqui muitas e muitas vezes.

Beijos de luz

Elizabeth disse...

Oi Jorge,
Lindo texto. Penso que, temos que viver sempre com um objetivo, assim talvez não sentimos o peso do mundo.
Abraço de amigo.lessi

Jorge disse...

Vida Amiga!!

A vida é experiência. O que façamos ou não façamos é experiência. Mesmo nada fazendo, é uma experiência pois irá refletir no futuro.
Envelhecer é justamente fazer nada, pois passa-se o tempo e nada aprendeu. A riqueza da experiência depende de cada um, não é?
A questão é o que estamos fazendo com a nossa vida.

Anjo, uma semana de luz!!!

Jorge disse...

Eliana, doce amiga,

A vida é uma luta constante. Não contra a vida exterior, mas contra as nossas deficiências morais.
A vida é reflexo do que somos; assim, ser jovem . podemos assim dizer. é um estado da alma.

Anjo, um beijo de luz!!

Jorge disse...

J. Araujo,

creio que a sabedoria é objetivo. Mas o caminho é que nos faz envelhecer ou não. Depende do que realizamos no curso da vida, né?

Um abraço de luz!!!

Jorge disse...

Eleonora,

Quantos jovens envelhecidos passam pela vida.
Vivenciar a vida, creio, é para poucos. Não é fácil, pois requer uma mudança íntima. E quem quer fazer isso, atualmente?

Minha nova amiga, obrigado pela sua visita!!
Beijo!!!

Jorge disse...

Regina, Anjo Luz,

Uma pena a sua ausência. A alegria é por você estar em nosso coração, mas...fará falta. Que a sua visita, Anjo, seja constante já que um coração feliz vale muito mais que um coração triste.

Saudade!!!
Beijo!!!

Jorge disse...

Elizabeth, amiga do coração,

Ter objetivos na vida é necessário, no entanto, vivenciar o caminho é o mais importante. Pois o aprendizado está no caminho, e não na chegada, não é mesmo?

Anjo, tenha uma semana de muita luz!!!
Beijo!!!

Graça Pereira disse...

Só envelhece quem deixa a sua alma criar rugas...
Belo texto!
Beijo e uma semana cheia de juventude.
Graça

Jorge disse...

Graça, minha amiga,

É isso!!!

Anjo, beijo no coração e uma semana de muita luz!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails